Prefeitura realiza mutirão do Cadastro Único no próximo dia 20 de março

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho de Itapecerica da Serra realizará, no próximo dia 20 de março (sábado), um mutirão para o cadastramento e recadastramento dos beneficiários de programas sociais através do Cadastro Único.

O serviço será efetuado entre às 8h e 16h, no prédio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado na rua 13 de Maio, 100, Centro. As pessoas também podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência para orientação, porém de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A finalidade é promover o cadastro ou recadastro nos programas sociais do governo federal como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC/LOAS, Carteira do Idoso, Minha Casa Minha Vida e Identidade Jovem. A ação tem ainda o objetivo de regularizar e atualizar os cadastros já feitos, evitando assim o bloqueio ou cancelamento do benefício.

Telefones de contato e endereços do CRAS você confere na página da Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho.

O Cadastro Único

O Cadastro Único permite o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família. Para cadastro, é preciso ter em mãos os documentos de todas as pessoas da família, como RG e CPF. Comprovante de residência e declaração de matrícula das crianças e adolescentes não são itens obrigatórios, mas ajudam no momento do atendimento.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Tem como objetivo propiciar acesso aos diversos programas sociais além de ser uma ferramenta estratégica na formulação de políticas públicas.

receba as novidadas da ITAPREV no seu e-mail